Zero Carbono

Novembro Azul

  • 11 de Novembro de 2020
  • 1302

  Saímos do Outubro Rosa e entramos em mais um mês importante para a conscientização sobre a saúde mundial, o Novembro Azul. A iniciativa tem de forma geral a intenção de conscientizar e promover a saúde masculina, mas há um grande enfoque específico na prevenção e combate ao Câncer de Próstata, doença que é responsável por um dos maiores números diagnósticos de óbito causados por câncer no país, ficando apenas atrás do câncer de pele não-melanoma.

  A ideia inicial surgiu na Austrália, na Cidade de Melbourne em 2003, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Os dois estavam se divertindo em um pub e cogitaram se ficariam bem de bigode, que estava fora de moda na época. Inspirados pela campanha ao combate do câncer de mama, Travis e Luke tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina, assim surgindo originalmente o “Movember” ( junção das palavras em inglês moustache + november).

 

  Hoje o movimento já tomou proporções mundiais, são milhões de pessoas envolvidas na ação anual, e aqui no Brasil se torna maior e mais conhecida a cada ano que passa, esperando-se que um dia tome as proporções de ações incríveis como o Outubro Rosa. 

  A doença se torna tão letal e perigosa entre os homens devido a grande resistência da população masculina à fazer exames de rotina e preventivos (dados mostram que 51% dos homens nunca consultaram um urologista), assim muitas vezes acabam descobrindo a doença já em estados avançados. Por isso essa ação conhecida hoje como Novembro Azul é tão importante, pois tem como objetivo desmistificar informações, exames e formas de prevenção.

 

Quais são os grupos de maior Risco?

  • A doença aparece de forma geral em homens de idade acima ou igual 65 anos, por isso os exames preventivos devem começar até os 45 anos de idade;

  • Homens com casos de câncer na família;

  • Que sofrem com obesidade;

  • Homens pretos têm maior chance de desenvolver a doença;

  • Homens que seguem dietas inadequadas e hipercalóricas;

  • Homens sedentários (A prática regular da atividade física influencia no controle de peso, no nível de gordura, fortalece a defesa do organismo, além de atuar diretamente sobre hormônios e marcadores inflamatórios).

 

Quais são os sintomas?

  • Dificuldade de urinar;

  • Demora em começar e terminar de urinar;

  • Sangue na urina;

  • Diminuição do jato de urina, e

  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

  Muitas vezes esses sintomas são confundidos com fatores biológicos da idade, por isso mais uma vez os exames preventivos anuais são tão importantes. 

 

  Devemos aproveitar esse mês tão importante para a área da saúde e bem estar masculino para quebrarmos paradigmas sobre o assunto.  O exame de toque retal foi por muito tempo um dos maiores tabus em relação ao câncer de próstata, fazendo com que homens com questões machistas e de falta de informação não realizassem o teste e nem mesmo procurassem um médico, mesmo que com alguns dos sintomas da doença.

 

  Vamos deixar aqui alguns slogans e frases usadas durante os anos nessas campanhas para mais uma vez deixar nosso apoio a causa e sua importância.

“Um Toque, Um Drible”. (usada na primeira campanha no país)

“Porque algumas lutas podem ser vencidas antes mesmo de serem iniciadas. Previna-se.”

“Não deixe que seu preconceito atrapalhe a sua saúde!”

“O conhecimento é a maior arma que podemos ter. Se informe sobre o câncer de próstata e procure seu médico!”

  • Compartilhar: